Curitiba
14 a 23 de Junho
Curitiba
14 a 23 de Junho

Últimas notícias

Confira as notícias do blog do Connect Week Brasil

O time do Connect Week Brasil realizou nesta manhã uma reunião com a nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR),que tem à frente o Presidente Thomas Gomes. Junto com ele, os diretores Paulo Roberto de Oliveira (Diretor de Startups, Fintechs e Banktechs) e João Guilherme Baglioli (Diretor de Expansão),e a assessora de imprensa da entidade, Maria Emilia Staczuk.

O motivo do encontro foi convidar a Ademi-PR para integrar este que é o maior movimento de inovação do Paraná (e que acontecerá de 14 a 23 de Junho),mostrando a representatividade de uma entidade que, desde 1979, atua em prol do desenvolvimento, da defesa de interesses e da valorização das empresas que atuam no mercado imobiliário do Estado.

A Ademi-PR é referência na busca de conhecimento e informações sobre os apartamentos novos, assim como na busca de dados sobre os imóveis à venda em Curitiba. Atualmente, congrega cerca de 130 empresas associadas (entre construtoras e incorporadoras, imobiliárias, fornecedores, startups e profissionais liberais) e movimenta R$ 5 bilhões em investimentos em Curitiba, sendo a principal fonte de emprego e renda na capital paranaense.

Segunda cidade do Paraná a receber o roadshow do Prêmio Empresa Inovadora 2024,  Cascavel reuniu empresários e interessados no evento no espaço ACICLABS, no dia 29/01. Mais de 20 pessoas acompanharam a abertura do encontro com a diretora do Viasoft Connect 2024, Iolanda Viola, que foi precedida pelo consultor Osvaldo Brotto que, representando o Sebrae local, falou da importância da parceria. “Nada melhor que começar o ano com inovação e o Sebrae não pode ficar de fora de um evento como este, pois toda vez que este tem entra em pauta estaremos presentes, incentivando a participação de profissionais, entidade e empresas”, disse.

Para falar sobre a sua experiência no Prêmio, Everton Garboça, coordenador de planejamento da Unimed Cascavel, mostrou os resultados práticos de empresas serem reconhecidas como Empresa Inovadora – a empresa obteve o 1° lugar na categoria Serviços, na edição de 2023. “A participação no Prêmio estimula a equipe interna para inovação, visibilidade da marca, validação de processos, análise externa sobre o negócio, imparcialidade nas análises e recomendações. Também, temos contato com as melhores práticas e tendências, além de recebermos um feedback construtivo que nos projeta a oportunidades e plano de melhorias”, afirmou.

Painel sobre Inovação

Com moderação do CEO Haze Shift Consultoria em Inovação, Luiz Fernando Frederico, o painel teve a participação de: Laura Siqueira, Assistente de inovação do Grupo Gurgacz, Diego Ferro, gestor de inovação corporativa do Grupo Gurgacz, e Sérgio Altavini, diretor executivo da Aciclabs. O assunto do painel foi Vida digital, Inovação e Empreendedorismo.

Dentre os tópicos debatidos estão: formatos para se manter mercado competitivo, como arriscar e lições que podem ser tiradas com o feedback. Também se falou sobre o papel do ecossistema local de inovação, a importância do incentivo à inovação nas organizações e o cuidado com a visão “viciada” dos processos.

Ao final, Luiz Fernando Frederico apresentou as regras e as etapas do Prêmio neste primeiro semestre de 2024 até o momento máximo, que será a cerimônia de premiação, em junho, em Curitiba/PR. “O propósito do Prêmio é criar uma metodologia com um olhar simples, mas não simplista, para dentro de casa e como fazer isso acontecer no dia a dia. A jornada tem uma riqueza de reconhecer iniciativas de inovação que já são realizadas pelas organizações”, concluiu.

Os roadshows seguem acontecendo pelo Paraná, as próximas cidades a receber o evento são Araucária e São José dos Pinhais (30/01),Toledo (31/01) e Foz do Iguaçu (01/02). O Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo, Associação Comercial do Paraná (ACP) e Sebrae. O patrocínio é da Viasoft, com o apoio da ACIPG.

O Prêmio

O Prêmio Empresa Inovadora tem como propósito fomentar a inovação nas empresas, facilitar o acesso a recursos e reconhecer as iniciativas inovadoras. Em 2023 foram 351 empresas inscritas, 50 finalistas, 200 horas de entrevistas, 27 avaliadores, mais de 24,8 mil curtidas nos vídeos inscritos e 18.373 votos na Empresa Inspiradora.

Os segmentos contemplados na premiação são: Indústria, Cooperativa, Varejo, Serviços, Tecnologia e Comunicação e Saúde. As etapas do Prêmio são: Inscrições, Preenchimento e Recebimento do Diagnóstico, Seleção, Entrevistas, Divulgação dos Finalistas e Premiação, no dia 21/06 – durante o Connect Week Brasil.

Saiba mais: https://www.premioempresainovadora.com.br

O Prêmio Empresa Inovadora 2024 iniciou a série de roadshows para divulgar a terceira edição da premiação. E a primeira cidade a receber o evento foi Ponta Grossa, na noite desta quinta-feira (25),na sede do Sebrae na cidade.

O evento contou com 25 pessoas e a programação teve falas do diretor da Haze Shift Consultoria em Inovação, Luiz Fernando Frederico, da consultora no Sebrae Ponta Grossa, Gabriela Cipriano, e do gerente de Marketing Digital e CRM das Lojas MM, Bruno França.

Na abertura, Gabriela deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância do Sebrae fazer parte do Prêmio como apoiador local e correalizador, “faz sentido com a cultura de governança que promovemos no Sebrae”, disse.

Na sequência, Bruno França deu um relato sobre a participação das Lojas MM na edição de 2023 do Prêmio Empresa Inovadora, quando conquistaram o segundo lugar, na categoria Varejo. “O processo de diagnóstico foi muito valioso para nós, inspirado pelo Prêmio criamos um projeto de reconhecimento da inovação internamente na nossa empresa”, falou, reforçando que a empresa irá participar novamente nesta edição do Prêmio.

Para finalizar, Luiz Fernando Frederico apresentou as regras e as etapas do Prêmio neste primeiro semestre de 2024 até o momento máximo, que será a cerimônia de premiação, em junho, em Curitiba/PR. Para ele, um importante ponto é que as empresas não precisam ter receio de compartilhar as ideias, porque é um momento de colaboração e construção em conjunto. “O Prêmio tem por objetivo entender como as empresas estão inovando nos seus processos, produtos e serviços, valorizando o que é executado e a equipe que realiza. O Prêmio tem essa preocupação, o olhar para dentro de casa, buscando resultados diferentes no seu dia a dia”, afirmou.

Os roadshows seguem acontecendo pelo Paraná, as próximas cidades a receber o evento são Cascavel (29/01),Araucária e São José dos Pinhais (30/01). O Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo, Associação Comercial do Paraná (ACP) e Sebrae. O patrocínio é da Viasoft, com o apoio da ACIPG.

O Prêmio

O Prêmio Empresa Inovadora tem como propósito fomentar a inovação nas empresas, facilitar o acesso a recursos e reconhecer as iniciativas inovadoras. Em 2023 foram 351 empresas inscritas, 50 finalistas, 200 horas de entrevistas, 27 avaliadores, mais de 24,8 mil curtidas nos vídeos inscritos e 18.373 votos na Empresa Inspiradora.

Os segmentos contemplados na premiação são: Indústria, Cooperativa, Varejo, Serviços, Tecnologia e Comunicação e Saúde. As etapas do Prêmio são: Inscrições, Preenchimento e Recebimento do Diagnóstico, Seleção, Entrevistas, Divulgação dos Finalistas e Premiação, no dia 21/06 – durante o Connect Week Brasil.

Saiba mais: https://www.premioempresainovadora.com.br/.

Identificar os principais desafios das empresas que integram o ecossistema do Governo do Estado do Paraná e entregar soluções certeiras e assertivas para aprimorar os serviços ao cidadão. Esta é a premissa principal do Programa Impulse, parceria entre a Celepar e a Hotmilk que foi oficialmente lançada nesta quinta-feira (12/12),na Innosphera.

A ideia é fazer um mapeamento dos principais desafios enfrentados pelas empresas governamentais, seguido de um processo de design sprint junto a órgãos estaduais responsáveis pelas áreas da Educação, Segurança, Mobilidade Urbana, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Economia, para identificar possíveis soluções. “A partir disso, vamos entender quais startups residentes e existentes no mercado têm competência para ajudar a resolver estas dores e conectá-las com a Celepar”, explica Marcelo Moura, diretor da Hotmilk. “A meta é agregar soluções que auxiliem nos desafios estratégicos do Governo, garantindo a máxima geração de valor para o cidadão”, acrescenta.

As etapas do projeto consistem no lançamento, entendimento, captação, seleção, imersão e apoio à implantação de soluções. “É um programa que vai estimular a cultura de inovação e promover a troca de conhecimento, além de entregar resultados práticos que vão beneficiar o governo e, consequentemente, o cidadão. Assim, vamos impulsionar ainda mais a transformação digital no Estado”, conclui Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.

Na foto: Layuny Ferreira (Hotmilk),Thiago Marcelino (SEI),Marcelo Moura (diretor Hotmilk),Gustavo Garbosa (presidente do Celepar),Aline Scarpin (Hotmilk),Itamir Viola (idealizador Connect Week) e Diego Nogueira (SEI).

As Instituições de Ensino que já formalizaram a adesão ao Connect Week Brasil 2024 se reuniram nesta quinta-feira (07),na UTFPR sede Centro, para começar a desenhar a sua participação dentro do evento, que fez história em 2023 e mobilizará toda a capital, o Estado e o país de 14 a 23 de junho de 2024 em diversos pontos de Curitiba.

Realizado de forma híbrida, o encontro foi conduzido pelo 1⁰ Vice-Presidente do Conselho Municipal de Inovação, Prof. Walmor Cardoso Godoi (UTFPR),pelo idealizador do evento, Itamir Viola, e por Daniela Weber (do time do Connect Week Brasil),que apresentaram a proposta do Connect Week Brasil 2024, expectativas e dinâmica de trabalho.

A agenda contou com a participação presencial e remota de representantes da UTFPR (SIMDAQBI, Agência Inovação, Pint of Science, Incubadora Sprint Curitiba, DAELN e Conselho MCTI),Complexo Pequeno Príncipe (Gerência de Inovação e Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Faculdades Pequeno Príncipe),UniBrasil (Reitoria, Diretoria Acadêmica, Ouvidoria, PI e Curso Engenharia Elétrica e Software),UFPR (Diretoria da Agência de Inovação e SPIN),Universidade Positivo (Head do EcoHub),SENAC (Faculdades SENAC),Sociedade Brasileira de Geologia-Núcleo Paraná, FAE (Diretor de Relações Corporativas) e PUCPR (Coordenadoria de Planejamento e do Hub de Inovação).

O Connect Week Brasil é um grande movimento de fomento e desenvolvimento da inovação e da tecnologia, que conta com o suporte do Governo do Estado do Paraná (por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital),da Prefeitura Municipal de Curitiba, juntamente com o SEBRAE-PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),Assespro-PR (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná) e ACATE-PR (Associação de Tecnologia).

A edição de 2023, realizada em Curitiba, trouxe uma revolução na cocriarão de eventos, feitos de forma coletiva e integrada por diversos parceiros que integram o ecossistema de inovação regional e estadual. Foram 35 eventos de diversas áreas – negócios, networking, atualização, tecnologia, carreiras, conexões, empreendedorismo, cultura, gastronomia e esporte –, realizados por 100 locais espalhados por Curitiba, 200 horas de conteúdo para mais de 20 mil participantes de 20 Estados diferentes, gerando mais de R$ 3 milhões em mídia espontânea.

A edição 2024 tem metas ainda mais ambiciosas: promover 120 eventos coletivos e integrados, sem sombreamento (de forma a dar o devido brilho a cada iniciativa),reunindo mais de 80 mil participantes na cidade, com impacto positivo de mídia três vezes maior.

As atividades do Connect Week Brasil 2024 estão oficialmente abertas. O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu autoridades e representantes da sociedade civil, acadêmica e empresarial na noite do dia 28 de novembro para o lançamento do evento, previsto para acontecer entre 14 e 23 de junho de 2024.

A cerimônia foi conduzida por Marlon Alves Cardoso, coordenador na Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que iniciou o discurso destacando uma conquista recente de Curitiba. “Estamos na cidade mais inteligente do mundo, eleita no World Smart Cities Awards neste mês. Lançar um grandioso movimento de inovação neste cenário é uma imensa alegria”, disse.

Evento construído a muitas mãos

Estiveram no palco de lançamento do Connect Week Brasil 2024 representantes das instituições de ensino UP, UTFPR, UFPR, PUCPR, Tuiuti e FAE. “Nosso reconhecimento a essas instituições em relação à relevância de sua participação no Connect Week, cuja parceria permitiu criar uma tríplice hélice de inovação no estado, junto com empresários e entidades públicas”, destacou o mestre de cerimônias.

O Connect Week Brasil é um evento feito a muitas mãos e todas foram representadas na cerimônia. Josefina Gonzalez, presidente da Assespro/ACATE-PR; Capitão Diego Nogueira, representando o diretor geral da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital; Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento; José Gava Neto, diretor de administração e finanças do Sebrae Paraná; Marcia Krama, presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e Herivelto Oliveira, representando a Câmara de Vereadores de Curitiba.

Em suas falas, todos destacaram o potencial inovador da capital paranaense e as possibilidades de crescimento que o evento traz para o Paraná.

União pela inovação

O Presidente do Grupo Viasoft e idealizador do Connect Week Brasil, Itamir Viola, ressaltou os números da primeira edição do evento, em 2023: 35 eventos simultâneos em uma semana, com mais de 20 mil participantes. Viola falou que o Connect Week Brasil tem muitas definições, que podem ser resumidas como uma metodologia única para expandir e potencializar a inovação em uma região. “Somos uma plataforma de inovação que tem um resultado muito além do que aparece aos nossos olhos. A nossa união por si só já é a inovação”, ressaltou.

A partir do lançamento oficial, o Connect Week Brasil inicia uma segunda etapa do projeto. Mais de 80 entidades e 20 instituições já aderiram à iniciativa e, nos próximos meses, a equipe vai buscar mais parcerias e investir em um evento multidisciplinar, incluindo arte, cultura, esportes, turismo, gastronomia e muito mais.

Texto: Básica Comunicações

Foto: Eder Tomasi