“O apoio a iniciativas de inovação e o reconhecimento das empresas e profissionais inovadores fortalecem as instituições comprometidas com a tecnologia, a inovação e o fomento às parcerias”. O depoimento é do Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, destaque como instituição apoiadora do Prêmio Empresa Inovadora 2024. O evento está na terceira edição, e se consolida como um dos mais representativos no cenário nacional no reconhecimento de práticas inovadoras.
Para o Presidente do Crea-PR, uma empresa que participa de um prêmio de inovação tem a oportunidade de ganhar reconhecimento e visibilidade no trabalho que realiza. “No processo de diagnóstico do Prêmio Empresa Inovadora participam funcionários ou membros da equipe de diversos níveis hierárquicos, submetendo seu processo inovador e seus produtos ou serviços a uma avaliação. Isso traz para a empresa a confirmação do potencial das iniciativas que estão sendo realizadas”, depõe.
Além disso, o envolvimento neste Prêmio ajuda a promover a excelência profissional entre os engenheiros, agrônomos e geocientistas registrados no Crea-PR, incentivando-os a buscar soluções inovadoras e a contribuir para o avanço tecnológico em suas respectivas áreas.
Soluções criativas
O Eng. Agr. observa que as empresas participantes, pela proximidade e vivência que têm durante o evento, podem acabar realizando parcerias importantes em suas áreas, incentivando ações inovadoras em conjunto. Observa que o Prêmio ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, incentivar empresas e profissionais a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para os desafios locais.
Muito mais que visibilidade e reconhecimento, para o Crea-PR apoiar a iniciativa comprova que a inovação está no topo do Planejamento Estratégico do Conselho. “No momento, estamos debatendo com os envolvidos, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, Inspetores e acadêmicos, a importância da inovação em todas as nossas áreas, tanto nos processos do Sistema Profissional, como nas atividades de cada profissional ou empresa”, acentua. Cita entre as ações em desenvolvimento o fomento à capacitação, a adoção de novas tecnologias e o apoio a iniciativas inovadoras, como este Prêmio, em diversas regiões do estado. “Para os próximos anos temos muitas novidades como a implantação de um Laboratório de Inovação”, adianta.
O Presidente do Crea-PR afirma que a expectativa em torno do Prêmio é a melhor. “Esperamos que a iniciativa movimente as empresas criativas do nosso Estado e incentive, cada vez mais, a inovação, para solucionar os desafios diários do mercado”. Acredita que essas ações serão reconhecidas, divulgadas e disseminadas para benefício de todos os paranaenses.
Novas práticas e tecnologias
Um dos idealizadores do Prêmio Empresa Inovadora, Itamir Viola, que também está à Connect Week Brasil, realizadora da premiação, explica que a iniciativa analisa a adoção de novas práticas e tecnologias, visa mapear a maturidade de inovação nas empresas, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e disruptivo. Pontua que qualquer empresa que tenha inovação no seu DNA é uma empresa melhor e mais relevante para a sociedade. “Estando mais fortalecida, ela gera mais empregos, renda, produz mais impostos e fomenta o desenvolvimento de todo ecossistema ao redor”, ressalta.
A importância do Prêmio para o cenário da inovação pode ser atestada pelos resultados da edição do ano passado: 351 empresas participaram e se destacaram por suas práticas inovadoras. Destas, 50 foram selecionadas como finalistas, passando por um processo de avaliação que totalizou 200 horas de entrevistas detalhadas, conduzidas por uma equipe de 27 avaliadores. Viola acentua que em 2024, a ideia é de, no mínimo, triplicarmos a quantidade de empresas inscritas em 2023.
Algumas novidades já foram anunciadas para a edição deste ano. Por exemplo, o Diagnóstico de Inovação passou por atualizações, incorporando elementos como o uso de inteligência artificial, diversidade e sustentabilidade. “Essas mudanças visam uma análise mais abrangente e alinhada às tendências contemporâneas, consolidando o Prêmio como um indicador cada vez mais preciso do cenário de inovação”, salienta Viola.
Processo de avaliação
Neste ano, serão seis categorias principais: Indústria, Cooperativas, Varejo, Tecnologia e Comunicação, Saúde e Serviços. A primeira etapa da premiação é o Diagnóstico de Inovação, proporcionando às empresas uma compreensão clara do seu estágio de maturidade.
O estudo é elaborado por especialistas e embasado em estudos acadêmicos, indicando caminhos para a inovação nas organizações. A avaliação ocorre em 11 dimensões: Aprendizado; Cultura; Estratégia; Estrutura Organizacional; Infraestrutura; Liderança; Mensuração; Networking; Pessoas; Processos; e Resultados.
Por fim, as empresas selecionadas passam por entrevistas com especialistas, culminando na cerimônia de premiação. Durante o Connect Week Brasil, também será entregue o selo Empresa Inspiradora, que considera uma etapa de votação popular pelos meios digitais e celebra a empresa mais inspiradora por segmento.
Informações
A terceira edição do Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP). O patrocínio é da Viasoft, com o apoio do CREA-PR e do Sebrae.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR. Mais informações: https://www.premioempresainovadora.com.br/.