Curitiba
14 a 23 de Junho
Curitiba
14 a 23 de Junho

Últimas notícias

Confira as notícias do blog do Connect Week Brasil

A Universidade Positivo (UP) está entre as melhores universidades privadas do Brasil, segundo o MEC. Fundada em 1988, a instituição tem como visão ser uma universidade reconhecida nacionalmente pela promoção de uma sociedade justa e sustentável, pelo desenvolvimento de competências profissionais e pelo impacto social, econômico e ambiental de sua pesquisa e extensão. E vem fazendo jus a este objetivo.

A UP segue como destaque em rankings nacionais e internacionais, que avaliam critérios como ensino, pesquisa, extensão e inovação, com pesquisadores listados entre os mais influentes da América Latina. A Universidade tem, hoje, cinco programas de pós-graduação, e realiza parcerias com diversas empresas. Em 2023, lançou o Ecohub, seu ambiente de inovação, que atua com a missão de potencializar negócios por meio de inovação aberta. Um dos produtos oferecidos pelo Ecohub é a Trilha de Inovação, em parceria com a Haze Shift, que apoia empresas no fortalecimento de seus setores de inovação.

Com forte atuação em iniciativas inovadoras, a Universidade Positivo se tornou um dos nomes presentes na correalização da mais importante premiação de jornadas de inovação do Paraná: o Prêmio Empresa Inovadora.

Em 2024, o prêmio completa sua terceira edição e analisa a adoção de novas práticas e tecnologias, visando mapear a maturidade de inovação nas empresas, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e disruptivo.

Atuação na correalização do Prêmio Empresa Inovadora 2024

A Universidade Positivo acredita que a inovação é essencial para o desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, as universidades devem apoiar e contribuir para essas iniciativas.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e Head do Ecohub, Maura Harumi Sugai Guérios, um prêmio como o da Empresa Inovadora “ajuda a fomentar o espírito da inovação em empresas das mais diversas áreas”, por isso a importância de um prêmio como este para o Paraná e também para a Universidade Positivo estar à frente da correalização.

“A participação em uma iniciativa como essa é fundamental para manter a academia conectada com o mercado. Além disso, a Universidade Positivo tem por princípio apoiar e incentivar a inovação”, explica.

A UP também espera que através da correalização, cada vez mais empresas sejam capazes de melhorar sua gestão de inovação e que, as empresas, por sua vez, também possam enxergar a necessidade da constante inovação, independente do porte.

“A ideia é que as pessoas à frente desses negócios percebam a importância de estar sempre inovando e as muitas possibilidades que residem no cotidiano”, finaliza a coordenadora.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Empresa Inovadora é um sucesso também em números. Na edição anterior, contou com a participação de 351 empresas, sendo 50 selecionadas como finalistas, passando por um processo de avaliação que totalizou 200 horas de entrevistas detalhadas, conduzidas por uma equipe de 27 avaliadores, sendo 10 professores da Universidade Positivo.

A terceira edição do Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP). O patrocínio é da Viasoft, com o apoio do CREA-PR e do Sebrae.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR. Mais informações: https://www.premioempresainovadora.com.br/.

Uma das principais premiações no âmbito de inovações do Paraná poderá contar com o apoio de um dos agentes transformadores do empreendedorismo mais importantes no Brasil. O Prêmio Empresa Inovadora 2024 chega a sua terceira edição com o Sebrae/PR entre os apoiadores do evento, que terá sua cerimônia de premiação em junho.

O Sebrae atua no Paraná para promover o desenvolvimento pela força do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, oferecendo consultorias, orientações, capacitações e programas criados para o segmento. Ao todo, são 7 regionais, 27 escritórios e atuações que chegam aos 399 municípios do estado por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. Na sua atuação, a instituição também trabalha na articulação e promoção de políticas públicas que impactam no ambiente de negócios e fomentam a inovação.

Além das unidades presenciais, o Sebrae/PR também oferta, por meio digital, atendimento com diversos serviços, ferramentas, cursos e conteúdos que auxiliam em temas como MEI, startups e até mesmo abertura de negócios. Quando propõe transformar pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável, sendo referência na promoção do empreendedorismo e geração de valor, a instituição carrega a inovação entre os principais valores da instituição.

Participação como apoiador do Prêmio Empresa Inovadora 2024

Para o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, a instituição atua tanto com os ambientes de inovação e seus respectivos ecossistemas, quanto no apoio a empresas inovadoras. Além disso, também oferece uma estratégia específica para startups com programas que variam de acordo com cada grau de maturidade, como o Garage, o TOP 10, o Capital Empreendedor e o evento Conecta, realizado anualmente.

Diante da constante busca pela inovação, estar associado a uma premiação como o da Empresa Inovadora 2024 “é fundamental para que as boas iniciativas sejam reconhecidas, bem como os seus respectivos empreendedores”, explica o Tortato.

O coordenador também acredita que o prêmio é fundamental para o reconhecimento das empresas que buscam inovar em seus processos, produtos e serviços, além de posicionar o estado do Paraná como um provedor de negócios inovadores. Entre as expectativas de ver o Sebrae/PR como um dos apoiadores de um dos mais importantes prêmios do estado, Tortato reforça que espera a participação de muitas empresas que atuem na promoção de inovação em seus negócios.

“Participar do Prêmio Empresa Inovadora permite evidenciar as boas práticas inovadoras das empresas que buscam fazer a diferença no mercado e reconhecer iniciativas que posicionam o estado em inovação”, aponta o coordenador.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Empresa Inovadora é um sucesso também em números. Na edição anterior, contou com a participação de 351 empresas, sendo 50 selecionadas como finalistas, passando por um processo de avaliação que totalizou 200 horas de entrevistas detalhadas, conduzidas por uma equipe de 27 avaliadores.

A terceira edição do Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP). O patrocínio é da Viasoft, com o apoio do CREA-PR e do Sebrae.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR. Mais informações: https://www.premioempresainovadora.com.br/.

Evento tradicionalmente realizado em Curitiba preencheu a agenda em 7 dias de evento

O Connect Week movimentou a agenda de Ponta Grossa durante os dias 8 e 14 de abril, preenchendo uma agenda com eventos sobre inovação, gestão, negócios, cultura e turismo. Ao todo, mais de 20 eventos fizeram parte do calendário local, envolvendo mais de 4 mil pessoas em toda programação. A organização já projeta o evento novamente na cidade em 2025.

O projeto, que visa unificar eventos e ser um grande guarda-chuva de ações em prol da inovação, mobilizou todo o ecossistema empreendedor e universitário da cidade, além de atrair os mais variados públicos na audiência. 

Segundo o responsável pela edição 2024, Luiz Frederico, a Semana conseguiu atingir as expectativas da organização. “Nós sabíamos do desafio que seria promover o Connect Week em Ponta Grossa, principalmente por ser a primeira vez que o evento vem para o interior. Mas, desde o primeiro momento, tivemos uma excelente recepção por todo ecossistema de inovação da cidade, através do Vale dos Trilhos, além do apoio da Prefeitura Municipal, UEPG, UTFPR, FASF e ACIPG, o que facilitou muito que as ações acontecessem”, destacou. 

A programação contou com palestras, workshops, mentorias, além de ações de turismo e cultura. Boa parte dos eventos foram gratuitos, mobilizando a população de Ponta Grossa, sendo realizado por diversas entidades e empresas de renome na região, que apoiaram a realização do Connect Week. 

A partir dos resultados alcançados nesta edição, a organização já está mobilizando parceiros para viabilizar a edição 2025 do projeto. “Sem dúvidas o melhor momento para pensarmos a edição do ano que vem é agora. Muitos viram e entenderam a força do Connect Week, e querem levar o projeto ainda mais longe. Já estamos inclusive pensando possíveis datas para isso acontecer no ano que vem”, adiantou Fred. 

A realização do Connect Week, idealizada pela Haze Shift Consultoria de Inovação,  contou com o apoio do poder público, empresas e entidades de Ponta Grossa, mobilizando novos eventos e projetos já previstos, como o 1º Festival de Cerveja Artesanal, a 3ª Convenção de Tatuagem de Ponta Grossa e o Rota 01.

O Connect Week Regiões segue com calendário em 2024, e a próxima parada é em Curitiba, com programação de 14 a 23 de junho. Mais informações estão disponíveis no site: connectweek.com.br

O quarto dia de programação do Connect Week movimentou a ACIPG

O Connect Day, evento que reúne trilhas de inovação e gestão dentro do Connect Week, movimentou a cidade de Ponta Grossa nesta quinta-feira (11). O evento, com palestras e talks, contou com mais de 200 inscritos, divididos em dois espaços, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). 

A programação contou com agendas pela manhã, tarde e noite, com debates sobre Governança Corporativa, Inovação nos Negócios, Design Thinking, Empreendedorismo, Marketing, além de uma apresentação sobre a Jornada 2043, que reúne objetivos estratégicos do ecossistema de inovação de Ponta Grossa, através do Vale dos Trilhos. 

Segundo Luiz Frederico, organizador desta edição, o Connect Day resume o que se espera de movimentações com o Connect Week em próximas edições. “Para nós esse movimento é o mais importante. Diferentes temas, diferentes profissionais e organizações interessados em falar sobre inovação. Afinal, a inovação acontece todos os dias em diversos espaços, e termos momentos para falar sobre isso é essencial. Fico feliz em contribuir com Ponta Grossa através do Connect Week, que só foi possível porque o ecossistema de inovação da cidade já é muito vivo e fortalecido”, destacou. 

Sobre o Connect Week:

O Connect Week Ponta Grossa é o primeiro movimento fora da capital paranaense. A semana entre os dias 08 e 14 de abril, está mobilizando a região para falar sobre inovação e entregando conteúdo de qualidade para toda a comunidade. O evento é um grande movimento de fomento e desenvolvimento da inovação e da tecnologia, que tem o propósito de fazer com que diversos temas voltados para a iniciativa privada e pública estejam vinculados com os aparatos e atrativos turísticos e culturais da cidade, trazendo grande ganho a diferentes setores. 

A programação do Connect Week segue até o próximo domingo, dia 14. Para mais informações sobre a agenda, acesse o Instagram @connectweekoficial ou o site connectweek.com.br/pontagrossa

Em um mercado cada vez mais competitivo, a Haze Shift se destaca por sua abordagem inovadora e colaborativa em meio à transformação digital. Tendo em sua essência a inovação, entendem que inovar não é apenas uma escolha, mas uma necessidade, a empresa de consultoria visa desmistificar o termo “inovação”, com foco na aplicabilidade de soluções de forma prática.

“Nós adotamos muito os conceitos de Walking the Talk – liderança pelo exemplo. Então, aplicamos a inovação primeiro em nosso ambiente organizacional, isso quer dizer que: testamos e implementamos novas ferramentas ou metodologias antes de recomendá-las aos nossos clientes. Desde o uso de metodologias ágeis, estruturas organizacionais flexíveis, adoção de novas ferramentas, utilização da inteligência artificial adoções que nos colocou entre as TOP 3 empresas mais ágeis do Brasil. Isso tudo nos permite ser referência em práticas de inovação e, consequentemente, destaca nossa consultoria no mercado”, revela Luiz Fernando Frederico, Diretor da Consultoria de Inovação na Haze Shift.

A marca promove uma cultura de inovação por meio de um ambiente que estimula a busca constante por inovação e a aplicação de conhecimentos avançados. Além dos profissionais internos, essa postura também é encorajada em conjunto com outras marcas parceiras e fornecedores.

“Também adotamos uma abordagem aberta com os colaboradores, no sentido de sugerir o uso de novas ferramentas e metodologias. Somos uma das 21 empresas no Brasil que estão passando pelo projeto piloto de quatro dias de trabalho por semana (4 Day Week Global),por exemplo. O tempo todo avaliamos e adotamos novidades que fazem sentido no nosso dia a dia”, complementa.

Participação no Prêmio Empresa Inovadora

A Haze Shift, em colaboração com a Viasoft, é coidealizadora e participa ativamente do Prêmio Empresa Inovadora desde a sua criação. Nessa jornada, construída a quatro mãos, Frederico afirma que a intenção sempre foi implementar uma dinâmica distinta das premiações já existentes.

“Não queríamos mais um prêmio de mercado. Nosso objetivo com o Prêmio Empresa Inovadora é destacar as empresas que verdadeiramente inovam e fornecer um diagnóstico para aprimorar essas práticas”, explica.

“A expectativa desse ano é consolidar ainda mais o Prêmio, visando democratizar o acesso a ferramentas e métodos para todo e qualquer tipo de empresa. O principal ganho para a empresa é a auto-análise, contribuindo para o aprimoramento a longo prazo e a percepção de como elas estão no quesito inovação”, complementa.

Próximos passos

Para os próximos anos, a Haze Shift deve seguir abraçando metodologias ágeis para antecipar a adaptação às novas tendências de mercado. A abordagem permite que a marca se mantenha na vanguarda da inovação, adotando novas tecnologias e práticas de gestão que respondem de maneira eficaz às necessidades dos clientes e acompanham a evolução das organizações.

O uso intensivo de inteligência artificial (IA) também tem sido um dos focos para antecipar tendências. “Entendemos que, nos próximos anos, seria mais demorado evoluir no mercado sem esse apoio das ferramentas de IA. Não estou falando apenas do setor de consultoria, mas nos negócios como um todo”, pontua Frederico.

Outra característica da marca é o olhar atento para a evolução organizacional e aos modelos de gestão. De acordo com o diretor, a inovação vai além da adoção de novas ferramentas, mas também envolve a reestruturação dos modelos organizacionais e de planejamento estratégico, que devem ser aprimorados e envolver colaboração de forma contínua, gerando novos ciclos de inovação nas empresas.

“Tudo isso vai exigir transformações estruturais e organizacionais em muitas empresas. Temos que estar aptos para demonstrar como superamos esses obstáculos e apresentar práticas de gestão muitas vezes emergentes, contribuindo para a potencializar a inovação no dia a dia das empresas”, conclui.

 Informações

A terceira edição do Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP). O patrocínio é da Viasoft, com o apoio do CREA-PR e do Sebrae.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR. Mais informações: https://www.premioempresainovadora.com.br/

“O apoio a iniciativas de inovação e o reconhecimento das empresas e profissionais inovadores fortalecem as instituições comprometidas com a tecnologia, a inovação e o fomento às parcerias”. O depoimento é do Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, destaque como instituição apoiadora do Prêmio Empresa Inovadora 2024. O evento está na terceira edição, e se consolida como um dos mais representativos no cenário nacional no reconhecimento de práticas inovadoras.

Para o Presidente do Crea-PR, uma empresa que participa de um prêmio de inovação tem a oportunidade de ganhar reconhecimento e visibilidade no trabalho que realiza. “No processo de diagnóstico do Prêmio Empresa Inovadora participam funcionários ou membros da equipe de diversos níveis hierárquicos, submetendo seu processo inovador e seus produtos ou serviços a uma avaliação. Isso traz para a empresa a confirmação do potencial das iniciativas que estão sendo realizadas”, depõe.

Além disso, o envolvimento neste Prêmio ajuda a promover a excelência profissional entre os engenheiros, agrônomos e geocientistas registrados no Crea-PR, incentivando-os a buscar soluções inovadoras e a contribuir para o avanço tecnológico em suas respectivas áreas.

Soluções criativas

O Eng. Agr. observa que as empresas participantes, pela proximidade e vivência que têm durante o evento, podem acabar realizando parcerias importantes em suas áreas, incentivando ações inovadoras em conjunto. Observa que o Prêmio ajuda a impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, incentivar empresas e profissionais a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para os desafios locais.

Muito mais que visibilidade e reconhecimento, para o Crea-PR apoiar a iniciativa comprova que a inovação está no topo do Planejamento Estratégico do Conselho. “No momento, estamos debatendo com os envolvidos, Entidades de Classe, Instituições de Ensino, Inspetores e acadêmicos, a importância da inovação em todas as nossas áreas, tanto nos processos do Sistema Profissional, como nas atividades de cada profissional ou empresa”, acentua. Cita entre as ações em desenvolvimento o fomento à capacitação, a adoção de novas tecnologias e o apoio a iniciativas inovadoras, como este Prêmio, em diversas regiões do estado. “Para os próximos anos temos muitas novidades como a implantação de um Laboratório de Inovação”, adianta.

O Presidente do Crea-PR afirma que a expectativa em torno do Prêmio é a melhor. “Esperamos que a iniciativa movimente as empresas criativas do nosso Estado e incentive, cada vez mais, a inovação, para solucionar os desafios diários do mercado”. Acredita que essas ações serão reconhecidas, divulgadas e disseminadas para benefício de todos os paranaenses.

Novas práticas e tecnologias

Um dos idealizadores do Prêmio Empresa Inovadora, Itamir Viola, que também está à Connect Week Brasil, realizadora da premiação, explica que a iniciativa analisa a adoção de novas práticas e tecnologias, visa mapear a maturidade de inovação nas empresas, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e disruptivo. Pontua que qualquer empresa que tenha inovação no seu DNA é uma empresa melhor e mais relevante para a sociedade. “Estando mais fortalecida, ela gera mais empregos, renda, produz mais impostos e fomenta o desenvolvimento de todo ecossistema ao redor”, ressalta.

A importância do Prêmio para o cenário da inovação pode ser atestada pelos resultados da edição do ano passado: 351 empresas participaram e se destacaram por suas práticas inovadoras. Destas, 50 foram selecionadas como finalistas, passando por um processo de avaliação que totalizou 200 horas de entrevistas detalhadas, conduzidas por uma equipe de 27 avaliadores. Viola acentua que em 2024, a ideia é de, no mínimo, triplicarmos a quantidade de empresas inscritas em 2023.

Algumas novidades já foram anunciadas para a edição deste ano. Por exemplo, o Diagnóstico de Inovação passou por atualizações, incorporando elementos como o uso de inteligência artificial, diversidade e sustentabilidade. “Essas mudanças visam uma análise mais abrangente e alinhada às tendências contemporâneas, consolidando o Prêmio como um indicador cada vez mais preciso do cenário de inovação”, salienta Viola.

Processo de avaliação

Neste ano, serão seis categorias principais: Indústria, Cooperativas, Varejo, Tecnologia e Comunicação, Saúde e Serviços. A primeira etapa da premiação é o Diagnóstico de Inovação, proporcionando às empresas uma compreensão clara do seu estágio de maturidade.

O estudo é elaborado por especialistas e embasado em estudos acadêmicos, indicando caminhos para a inovação nas organizações. A avaliação ocorre em 11 dimensões: Aprendizado; Cultura; Estratégia; Estrutura Organizacional; Infraestrutura; Liderança; Mensuração; Networking; Pessoas; Processos; e Resultados.

Por fim, as empresas selecionadas passam por entrevistas com especialistas, culminando na cerimônia de premiação. Durante o Connect Week Brasil, também será entregue o selo Empresa Inspiradora, que considera uma etapa de votação popular pelos meios digitais e celebra a empresa mais inspiradora por segmento.

Informações

A terceira edição do Prêmio é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Viasoft Connect 2024, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo e Associação Comercial do Paraná (ACP). O patrocínio é da Viasoft, com o apoio do CREA-PR e do Sebrae.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21/06, durante o Viasoft Connect 2024, principal evento do Connect Week Brasil, em Curitiba/PR. Mais informações: https://www.premioempresainovadora.com.br/.