Mais que diversão e descontração, o Hard Rock Café de Curitiba recebeu, na noite desta segunda-feira (18/6), um Business Round Vale do Pinhão provocativo aos representantes das empresas e startups que lotaram o local para falar de negócios: o convite para pensar a internacionalização de seus empreendimentos, assumindo o protagonismo em levar o nome de Curitiba para o mundo.
Evento integrante da agenda do Connect Week 2024, movimento que até domingo (23/6) terá cem eventos voltados aos negócios, empreendedorismo e inovação simultaneamente em Curitiba, o Business Round de junho foi “bombado” pela presença de grupos de investidores, de instituições que apoiam e investem em negócios além das fronteiras nacionais, que mostraram como contribuir com as empresas que aceitarem o desafio de internacionalizar seus negócios.
Investidores e internacionalização
Entre um chope, um drinque e um petisco, o público do Business Round foi apresentado a oportunidades de negócios de grupos de investidores como Quartzo Capital; Start Growth; Anjos do Brasil; Curitiba Angels; Quintal Ventures; Ventiur Capital; Hi Capital; E3 Capital e Vellore Capital.
O encontro também teve a presença de representantes de instituições de internacionalização como Happy Comex (apoiadora deste Business Round); Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CIN -Fiep/PR); Câmaras de Comércio do Japão, Portugal, Itália.
Segurança
A consultora de negócios internacionais Anara Wisnievski destacou que as empresas têm desenvolvido, localmente, produtos e serviços que podem ser comercializados em diversas partes do mundo e precisam desenvolver suas marcas, seus planos estratégicos para trazer investimentos externos e buscar mercados afins em outros países.
“Viemos oferecer ferramentas e uma rede de contatos que permitam fazer isso com segurança, minimizando riscos, com capacitação, planejamento para levar os seus produtos e serviços para o mundo”, disse.
O Business Round é promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e voltado para os participantes do Vale do Pinhão, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade.
Invest Curitiba
Paixão lembrou que a Prefeitura e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba, têm investido em ações do poder público para contribuir com o processo de internacionalização das empresas da cidade e região. No ano passado, lançou o Invest Curitiba, com uma plataforma atualizada de informações sobre a economia da capital paranaense.
Também lançou, em março, o portfólio internacional Innovate Curitiba, que colocou Curitiba como primeira cidade da América Latina a integrar a plataforma global Innovate World, projeto global de marketing de lugares inovadores.
A primeira ação pelo Invest Curitiba foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Agência Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), seguida de um tour guiado por uma comitiva canadense aos potenciais de investimento da cidade.
Rumo a Alberta (Canadá)
Outro resultado desta parceria é Missão Técnica para Alberta, no Canadá, de 13 a 24 setembro, que vai levar uma comitiva de empresários a uma programação de visitas técnicas, workshop e um minicurso com certificação para aprimoramento das empresas ou instituições. As inscrições estão abertas e os interessados podem ter mais informações em contato com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Alberta é a quarta maior província canadense e sua vocação econômica gira em torno da pecuária, petróleo e agricultura. A capital Edmonton e Calgary estão entre as principais cidades.
A província do país da América do Norte conta com mais de 900 empresas com expertise no desenvolvimento de tecnologias limpas, incluindo startups que trabalham com empresas de petróleo e gás, além de uma estrutura de instituições de acesso a financiamentos. Também é conhecida por empregar tecnologias modernas para aumentar a produção e a eficiência no setor agrícola.