Curitiba
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Confira as notícias do blog do Connect Week Brasil

15 empresas paranaenses foram reconhecidas como as mais inovadoras do Estado, em um dos maiores eventos de inovação do país

O tão esperado resultado do Prêmio Empresa Inovadora 2024 aconteceu na manhã desta sexta-feira, durante o Connect Week Summit. Nesta edição, 170 empresas se inscreveram e 70 foram selecionadas como finalistas nas categorias Cooperativa, Varejo, Indústrias, Serviços, Tecnologia e Inovação.

Na abertura da premiação, o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola reforçou o objetivo do Prêmio, que conta com a certificação do Tecpar, de contribuir com o desenvolvimento das empresas paranaenses, por meio do diagnóstico de inovação. “Essa ferramenta foi desenhada exclusivamente para o projeto e entregue gratuitamente aos participantes juntamente com um estudo assinado por especialistas da área, indicando os caminhos para seguir inovando. Um processo iniciado em dezembro de 2023 que termina hoje com esta premiação e reconhecimento das empresas mais inovadoras”, disse Viola.

A avaliação das empresas participantes ocorreu nas dimensões: Aprendizado Organizacional, Cultura, Estratégia, Estrutura Organizacional, Tecnologia e Inovação, Liderança, Monitoramento, Colaboração, Capital Humano, Práticas de Inovação e Resultados de Inovação.

Na categoria Cooperativas, foram premiadas a Unimed Cascavel (1º lugar), a Cocamar (2º lugar) e o Sicoob Credicom (3º lugar). O Prêmio Empresa Inspiradora foi para a Unimed Londrina.

 A categoria Varejo premiou o Espaço Smart (1º lugar), o Grupo Profarma (2º lugar) e a Raia Drogasil (3º lugar). O Prêmio Empresa Inspiradora foi para as Lojas MM.

As vencedoras na categoria Indústrias foram Vidya Technology (1º lugar), Cibra (2º lugar) e Novartis (3º lugar). O Prêmio Empresa Inspiradora foi para a Plante 1 Papel.

As empresas mais inovadoras na categoria Serviços foram Abstrato Ventures (1º lugar), BBM Logística (2º lugar) e Kie Information Technology (3º lugar). O Prêmio Empresa Inspiradora foi para a Mapa360.

Na categoria que iniciou este ano, Segmento Tecnologia e Comunicação, foram premiadas Tecnospeed (1º lugar), Adtail (2º lugar) e Unifique (3 º lugar). O Prêmio Empresa Inspiradora foi para ICI – Instituto Cidades Inteligentes.

“Acreditar nesta iniciativa mostra que estamos no caminho certo de pulverizar e fomentar a inovação em nosso Estado”, finalizou Itamir Viola

Sobre o Prêmio

O Prêmio Empresa Inovadora é uma realização do Connect Week Brasil 2024 e Connect Week Summit, correalização da Haze Shift, Universidade Positivo, Associação Comercial do Paraná (ACP) e Sebrae. O patrocínio é da Viasoft, com o apoio do CREA-PR.

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Hay Ramos

Acompanhe alguns dos assuntos e ações que fizeram parte do segundo dia do Connect Week Summit

Durante a tarde deste dia 20, o tema liderança permeou diversas falas da programação do Connect Week Summit. O bombeiro Leo Farah, especialista em Gestão de Desastres no Brasil, Chile e Japão pela UNESCO, falou sobre sua experiência em gestão de equipes em diversas situações como os deslizamentos de terra em Petrópolis-RJ e Sardoá-MG, em 2013, e os rompimentos de barragens em Itabirito-MG, em 2014, Mariana-MG, em 2015 e Brumadinho-MG em 2019. “Liderança e inovação tem tudo a ver, um bom líder é o que dá autonomia para a sua equipe trabalhar e entrega para ela as ferramentas necessárias para produzir melhor”, destacou Farah.

Para o bombeiro, o líder inspirador é aquele que assume as responsabilidades quando as coisas dão erradas e dá a liberdade de ação. “Saber ouvir, capacidade de pedir ajuda e coragem moral para tomar decisões difíceis são três características imprescindíveis para um líder de excelência”, elencou.

Liderança feminina

Já os desafios da liderança feminina foram abordados em um painel exclusivo, que contou com fala da Gerente Administrativa da Universidade Positivo, Eunice Alcantara. “Somos constantemente testadas em provar nossa competência. Tive um colaborador que quis me testar me colocando em uma situação de risco e eu, na época, me arrisquei para provar que também conseguia. Hoje não faria mais. A competência tem que ser medida pelas entregas, independente do gênero”, reforçou o conceito diversas vezes citado durante o painel.

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Equifax no Brasil

A Associação Comercial do Paraná (ACP), por meio da palestra com o vice-presidente da Unidade de Negócios PME da Equifax, Luiz Rufino, abordou o atual cenário de crédito no país, falou sobre a chegada da Equifax no Brasil e apresentou as últimas novidades e soluções que vêm para melhorar o setor produtivo. “A ACP é parceira estratégica da Boa Vista Serviços – bureau de crédito – desde a sua fundação e recebeu com entusiasmo a aprovação da operação entre Boa Vista e a multinacional Equifax. É uma parceria que marca o início de um novo capítulo na trajetória de ambas as empresas, proporcionando uma troca enriquecedora de conhecimentos expertise que impulsiona o crescimento da companhia brasileira”, comemora Olívio Zotti, superintendente da ACP.

A ACP é atualmente representante exclusiva da Equifax no Paraná. “Contamos com um time em diversas regiões do estado, além de parcerias com Associações Comerciais e Sindicatos, para ofertar serviços voltados a todo o ciclo de negócios: análise e concessão de crédito, recuperação de crédito, inteligência de mercado, gerenciamento de carteira e prevenção contra fraudes”, detalha Zotti.

A Equifax é um dos três maiores bureaus de crédito do mundo, que reúne e mantêm informações de mais de 400 milhões de pessoas e empresa. A multinacional apoia as empresas em todas as etapas do ciclo do negócio: busca por clientes em potencial, análise do risco de crédito, recuperação dos débitos em aberto e detecção de fraudes.

Capital das startups

A especialista em vendas de projetos de inovação, captação de recursos, avaliações e lançamento, Vanessa Bridarolle, falou sobre o mercado de startups com base na sua atuação na coordenação de novos negócios e parcerias do Hotmilk. “A Startup é um negócio voltado para algo novo, que apresenta a solução para uma dor real, que tenha alto poder de escala, investimento baixo e quadro de pessoas reduzido. E Curitiba é a capital das startups”, explicou Bridarolle.

A especialista em projetos de inovação ressaltou o trabalho de apoio ao empreendedorismo realizado pelo Hotmilk, ao ser o elo entre as startups e as corporações no nosso Estado. “Muito em breve teremos o lançamento do nosso edital de aceleração de startups, fiquem de olho”, alertou Vanessa.

Iniciativas governamentais

Em paralelo as diversas atividades do segundo dia do Connect Week Summit, várias iniciativas governamentais foram oficializadas:

  • Assinatura do Plano de Diretrizes de Inteligência Artificial;
  • Assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Estado do Paraná e Google Cloud Brasil;
  • Assinatura de termo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações nas áreas tecnológicas, na saúde e biotecnologia no ecossistema do Estado do Paraná;
  • Assinatura da autorização para abertura de edital de credenciamento de ambientes promotores de inovação;
  • Assinatura do termo de autorização para nova turma do curso de especialização em gestão de ambiente promotores e inovação;
  • Assinatura de autorização de recursos na ordem de mais de 12 milhões para o sistema estadual de ambientes promotores de inovação no Paraná – SEPARTEC;
  • Assinatura de autorização para liberação de recursos não reembolsáveis.

Transporte Rua 24hs – Universidade Positivo

Fique atento! Em todos os dias do evento um ônibus da CWBus sai pela manhã da Rua 24 Horas com destino à Universidade Positivo e ao final do evento retorna à Rua 24 Horas com uma parada nos bares que fazem parte do circuito oficial do evento.

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Hay Ramos

Filósofo e líder espiritual fizeram conexões com o mundo corporativo durante suas falas

‘O que a ciência dos dados nos ensina sobre o mundo, as pessoas e o trabalho’, foi a fala do filósofo Luiz Felipe Pondé, na palestra que abriu o segundo dia do Connect Week Summit, evento que acontece na Universidade Positivo até o final desta semana, dentro da programação do Connect Week Brasil.

Pondé iniciou destacando que o rastro que deixamos nos computadores é muito importante para as análises sociológicas por ser extremamente fidedigno, já que as pessoas não mentem suas ‘vontades’, para poderem receber as informações que desejam. Mas, diferente do que muitos pensavam antes da pandemia da Covid, a análise de rastros digitais não consegue por si só prever catástrofes, assassinatos ou pandemias. “Não conseguimos prever a Covid, foi um balde de água fria a eficiência deste tipo de rastro para este fim específico”, colocou.

Segundo o filósofo, para fazermos de fato o uso assertivo do consumo de rastros é necessário mecanismos de vigilância e rastreamento contínuos. “Hoje a vigilância da sociedade é muito maior que na Idade Média. As pessoas pensam que é ao contrário, que eles eram menos livres do que somos atualmente, mas naquela época não tinha um sistema que organizasse a sociedade. A questão da segurança é um dos fatores que aumentou a vigilância social e, realmente, não há como produzir segurança sem produzir controle. E isso é bom e é ruim, da mesma forma para o rastro de dados”, ressaltou

Ao responder questionamentos da plateia, Pondé opinou sobre a questão de como lidar com o conflito de gerações. “Esse conceito de geração X, Y ou Z é resultado do marketing americano. Ela ganhou ares sociólogos, pois o consumo tem a ver com comportamento, mas é um conceito da publicidade e precisamos nos atentar para não taxarmos nossos jovens em cima dele. De qualquer forma é importante os mais velhos se permitirem aprender com os jovens, e os jovens ‘baixarem a bola’ de que são os donos do mundo e entendem de tudo”.

Conexão ancestral

Seguido do filósofo Pondé, o líder espiritual Mapu Huni Kuin detalhou as características e os benefícios da medicina indígena. Mapu falou sobre Ayahuasca, Rapé, Kambô e Sananga. “Essas medicinas agem como cirurgias espirituais e seus efeitos, com o vômito, por exemplo, são a forma de jogar a tristeza, a angústia e as energias ruins para fora. Não é passar mal é se libertar daquilo que você não quer. Elas nos trazem para o presente”, explicou.

A conexão com a nossa ancestralidade é outro benefício, segundo Mapu, trazido pela medicina indígena. O líder espiritual citou a parceria com o DJ Alok, que foi introduzido na medicina por Mapu, e o qual o líder considera “uma pessoa de muita luz, que vai fazer a diferença no mundo”.

Mapu finalizou dizendo que considera o medo seu melhor amigo. “Quando ele diz que eu não vou conseguir, eu vou lá e faço. O medo bloqueia e segura a nossa energia, precisamos se abrir e enfrentá-lo”. 

Inteligência Artificial

Fechando a manhã, o Governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou na plenária do evento, a implementação de um plano de diretrizes para o uso de Inteligência Artificial no Executivo.

O Chefe do Executivo assinou uma parceria com a Google com o objetivo de desenvolver projetos para a utilização da Inteligência Artificial Generativa dentro do Paraná. O projeto de parceria está sendo desenvolvido desde março.

A especialista em inovação e estrategista em negócios, Rhoda Serafim, abriu as palestras da parte da tarde do primeiro dia do Connect Week Summit. Com o tema “Gestão na Economia Post-Commodity, o Papel da IA, Cyber-Physical Systems e Ecossistemas de Inovação”, Rhoda destacou o valor imensurável da experiência do usuário na economia atual. “Muitas métricas e indicadores que eram usados antigamente para representar o valor da economia já não refletem mais a realidade, temos outros valores, em outros setores, que não estão sendo calculados nos reports. Tudo isso muda a essência do negócio. O que estou comprando, o que estou vendendo”, questionou Rhoda.

As empresas que não têm nada experiencial para oferecer, podem estar fadadas ao insucesso, segundo a especialista. “A experiência hoje é muito mais valorizada do que o objeto que você paga. Praticamente não falamos mais de produtos a serem desenvolvidos, mas em soluções a serem desenvolvidas”, destacou.

As mudanças, continuou Rhoda, estão acontecendo até na maneira como pensamos a fabricação dos produtos. Preocupações com o impacto no nosso meio-ambiente, por exemplo, são conceitos que não eram aplicados antigamente e hoje são essenciais.

Para a estrategista em negócios, a Inteligência Artificial é a expressão mais criativa do ser-humano. ‘Um dos grandes benefícios na adoção da IA em diversas frentes é que poderemos focar mais no ser-humano. Se eu sou um advogado, por exemplo, com muitas atividades a fazer, ao invés de gastar todo aquele tempo em questões administrativas, com a IA eu posso focar mais fundo nos problemas do meu cliente, ou seja, o valor do ser-humano aumenta”, exemplificou Rhoda.

Desenvolvimento Sustentável

O tema permeou a tarde desta quarta-feira do Connect Week Summit de 2024, por meio da palestra da empresária Flavia Feliz premiada como Empreendedora Curitibana 2021. Desde 2009, Flávia atua em projetos de impacto socioambiental em instituições públicas, organizações sem fins lucrativos, empresas e universidades, com objetivo de alcançar o equilíbrio do triple bottom line (campo social, econômico e ambiental). “Toda inovação será vazia se não considerar os aspectos de ESG – Environmental, Social and Governance – que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização”, iniciou Flávia.

A adaptação ao ESG, segundo a empresária, é um processo de melhoria contínua. “O importante é entendermos em qual grau de maturidade nos encontramos como negócio, para fazer as ações que estão coerentes com o nosso tamanho e cenário”, pontuou.

Flávia recomenda começar o processo com um diagnóstico para avaliar em qual grau de maturidade a empresa se encontra para, a partir daí, traçar estratégias de ESG, inclusive juntos aos stakeholders.

Destruindo o impossível

Encerrando as palestras do primeiro dia do Connect Week Summit, o 3º triatleta mais resistente do planeta, Daniel de Oliveira, fez um paralelo entre os desafios do esporte e o mundo corporativo. Ultramarotonista há 18 anos, Daniel é recordista Pan-Americano de ultratriathon, e se tornou um exemplo de força, resistência e controle. “O impossível é tudo aquilo que ainda não tentamos fazer. Não precisamos esperar pelas desgraças da vida para manifestarmos o melhor que podemos ser”, afirma Daniel.

O triatleta relata que o mundo corporativo tem uma relação direta com os obstáculos que ele enfrenta e as estratégias e logísticas que tem que formular nas competições. “O que tem ficado cada vez mais nítido no mundo corporativo é que gerenciar pessoas é o grande desafio, mas, eu considero o maior de todos os desafios a pessoa saber gerenciar a si mesma, como você se comporta diante das coisas que fogem ao seu controle?”, indagou.

Na palestra, Daniel relatou alguns desafios extremos de suas competições que envolveram quedas, lesões e muita superação. “Se desenvolver no caos é a grande sacada”.

Bom Place by Gazeta

O lançamento do Bom Place by Gazeta, iniciativa da Associação Comercial do Paraná e da Gazeta do Povo, relacionada à plataforma Bom Place da ACP, também foi uma das atrações do primeiro dia do Connect Week Summit.  O Bom Place é um marketplace para empresas de todos os portes cadastradas junto à Associação, que oferece um ambiente virtual de negócios para agregar lojas virtuais de comerciantes de todo o Paraná, com comissões de vendas bem abaixo do mercado. “Temos atualmente cerca de 250 associados participando do Bom Place e, com a parceria com a Gazeta do Povo envolvendo o Clube de Assinantes, acreditamos na multiplicação dessas empresas nos próximos meses, ofertando condições exclusivas e vantajosas para os usuários da plataforma”, explica Paulo Mourão, Vice-Presidente Comercial da ACP.

Durante todo o evento, os participantes concorrerão a três meses grátis de Bom Place e aos “Minutos de Loucura” onde, antes de algumas palestras, aparecerá um aviso para que os participantes baixem o Bom Place e tenham 50% de desconto em um produto específico. “O Bom Place está alinhado com nossa missão enquanto Associação: fortalecer os comerciantes paranaenses, independentemente do porte da empresa”, diz o presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina.

Entre as demais vantagens do marketplace da ACP estão frete com valor reduzido e ponte direta com mais de 30 mil empresas cadastradas.

Fechando o dia – que contou também com 47 palestras, um momento de aprendizado e práticas de inovação com as campeãs do Prêmio Empresa Inovadora 2023 e visitas aos estandes – a banda Jukebox envolveu os participantes ao som do rock tradicional.

Números

O Connect Week Summit segue até esta sexta-feira com uma programação de mais de 350 palestrantes e 108 eventos paralelos.

O primeiro dia do Connect Week Summit começou, literalmente, com maestria. O CEO e Maestro do Musicarium, Sergio Ogawa, ministrou a palestra “Liderando com Maestria”, que explora paralelos entre a gestão de uma empresa e a regência orquestral, focando na arte de unir talentos individuais em uma sinfonia harmoniosa.

O evento iniciou com a abertura da apresentadora Maria Paula e o idealizador do evento, Itamir Viola.


Por meio de metáforas musicais e experiências da vida, os participantes se inteiraram sobre as qualidades essenciais que impulsionam tanto uma equipe de alto desempenho, quanto uma orquestra de sucesso. “Esta Camerata que está se apresentando hoje não precisa de maestro, pois trabalhamos fortemente a nossa comunicação e cada um sabe seu papel. À medida que uma organização cresce, a comunicação começa a sofrer entraves e, sem uma comunicação clara, as equipes acabam se isolando e o trabalho se perdendo pelo caminho”, destacou Ogawa.

A palestra foi enriquecida com performances ao vivo da Camerata de Cordas Musicarium, ilustrando os conceitos discutidos. Os jovens alunos do Musicarium -instituição que há sete anos se dedica ao desenvolvimento de orquestras e à formação musical de crianças e jovens – personificaram os princípios de liderança, colaboração e excelência por meio da música, demonstrando como equipes de alto desempenho podem criar algo verdadeiramente excepcional quando estão em sintonia. “A música salva e transforma vidas”, afirmou Ogawa dando exemplos da sua trajetória pessoal.


Transformando o não em sim

Carla Sarni, dentista e CEO do Grupo Salus, foi a segunda a palestrar na manhã desta quarta-feira. Além de Sorridents, outras duas marcas integram o portfólio do Grupo, nas áreas de saúde e bem-estar: GIOlaser, rede de clínicas de depilação a laser, e Olhar Certo, rede de oftalmologia.

A necessidade de empreender surgiu na vida da empresária quando precisou trabalhar como vendedora, na porta da faculdade, para garantir seu sustento. “Eu não podia contar com R$ 1 da minha família, então vendia de tudo: roupa, sapato, bombom, água… Meu apelido era ‘camelô”, contou Sarni.

Formada em odontologia pela Unifenas, em Alfenas (MG), a dentista criou a primeira unidade da Sorridents em cima de uma padaria. Ela acredita que reinvestir os ganhos na própria empresa fez o sucesso do negócio. “As pessoas me perguntavam se eu não ia comprar um carro e eu respondia: ‘meu negócio vai me dar muitos carros”, relembrou.

A empresária destacou a importância de potencializar os diferenciais não somente para o cliente futuro, mas para o qual o negócio está atendendo atualmente. “Você sabe quem é o seu cliente, conhece ele de fato, tem o foco nesta pessoa para a qual você está trabalhando? Ninguém atende todo mundo, isso não existe”, afirmou.

Carla enfatizou que o empreender é um ato de coragem e, mais difícil do que abrir um negócio, e fazê-lo perpetuar. “Os negócios precisam estar em movimento e em inovação o tempo todo. Crescer é uma necessidade, mas é preciso estar ciente que este processo não é linear”, alertou.

A parte da tarde do primeiro dia do Connect Week Summit seguirá com as palestras: “Gestão na Economia Post-Commodity, o Papel do AI, Cyber-Physical Systems e Ecosistemas de Inovação”, comRhoda Serafim e “Destruindo o impossível”, com o ultramaratonistaDaniel Oliveira

Texto: Básica Comunicações

Fotos: Hay Ramos

Mais que diversão e descontração, o Hard Rock Café de Curitiba recebeu, na noite desta segunda-feira (18/6), um Business Round Vale do Pinhão provocativo aos representantes das empresas e startups que lotaram o local para falar de negócios: o convite para pensar a internacionalização de seus empreendimentos, assumindo o protagonismo em levar o nome de Curitiba para o mundo.

Evento integrante da agenda do Connect Week 2024, movimento que até domingo (23/6) terá cem eventos voltados aos negócios, empreendedorismo e inovação simultaneamente em Curitiba, o Business Round de junho foi “bombado” pela presença de grupos de investidores, de instituições que apoiam e investem em negócios além das fronteiras nacionais, que mostraram como contribuir com as empresas que aceitarem o desafio de internacionalizar seus negócios.

Investidores e internacionalização

Entre um chope, um drinque e um petisco, o público do Business Round foi apresentado a oportunidades de negócios de grupos de investidores como Quartzo Capital; Start Growth; Anjos do Brasil; Curitiba Angels; Quintal Ventures; Ventiur Capital; Hi Capital; E3 Capital e Vellore Capital.

O encontro também teve a presença de representantes de instituições de internacionalização como Happy Comex (apoiadora deste Business Round); Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (CIN -Fiep/PR); Câmaras de Comércio do Japão, Portugal, Itália.

Segurança

A consultora de negócios internacionais Anara Wisnievski destacou que as empresas têm desenvolvido, localmente, produtos e serviços que podem ser comercializados em diversas partes do mundo e precisam desenvolver suas marcas, seus planos estratégicos para trazer investimentos externos e buscar mercados afins em outros países.

“Viemos oferecer ferramentas e uma rede de contatos que permitam fazer isso com segurança, minimizando riscos, com capacitação, planejamento para levar os seus produtos e serviços para o mundo”, disse.

O Business Round é promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e voltado para os participantes do Vale do Pinhão, alinhado ao compromisso da Prefeitura com o zelo pela inovação e empreendedorismo na cidade.

Invest Curitiba

Paixão lembrou que a Prefeitura e o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba, têm investido em ações do poder público para contribuir com o processo de internacionalização das empresas da cidade e região. No ano passado, lançou o Invest Curitiba, com uma plataforma atualizada de informações sobre a economia da capital paranaense.

Também lançou, em março, o portfólio internacional Innovate Curitiba, que colocou Curitiba como primeira cidade da América Latina a integrar a plataforma global Innovate World, projeto global de marketing de lugares inovadores.

A primeira ação pelo Invest Curitiba foi a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Agência Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), seguida de um tour guiado por uma comitiva canadense aos potenciais de investimento da cidade.

Rumo a Alberta (Canadá)

Outro resultado desta parceria é Missão Técnica para Alberta, no Canadá, de 13 a 24 setembro, que vai levar uma comitiva de empresários a uma programação de visitas técnicas, workshop e um minicurso com certificação para aprimoramento das empresas ou instituições. As inscrições estão abertas e os interessados podem ter mais informações em contato com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Alberta é a quarta maior província canadense e sua vocação econômica gira em torno da pecuária, petróleo e agricultura. A capital Edmonton e Calgary estão entre as principais cidades.

A província do país da América do Norte conta com mais de 900 empresas com expertise no desenvolvimento de tecnologias limpas, incluindo startups que trabalham com empresas de petróleo e gás, além de uma estrutura de instituições de acesso a financiamentos. Também é conhecida por empregar tecnologias modernas para aumentar a produção e a eficiência no setor agrícola.